Bebidas tradicionais da Madeira

Poncha



A tradicional poncha regional conhecida como o " viagra da madeira", é feita  habitualmente com aguardente de cana branca, mel de cana e sumo de limão, é tomada nas manhãs de Inverno, ou na época de Natal. Existindo também de maracujá e tangerina. Aqui deixo um pequeno video de como preparar a bebida mais conhecida da Madeira. 



O Vinho da Madeira


O Vinho da Madeira constitui um dos principais meios de riqueza da economia madeirense.
O vinho foi introduzido nesta ilha por alturas do povoamento e por ordem do Infante D. Henrique. A primeira casta a ser introduzida na Madeira foi a Malvasia, vinda da ilha grega de Cândia, tendo sido a sua primeira exportação para a Europa durante o ano de 1515, destinada para França para a corte de Francisco I.
Foi só no declínio do ciclo do açúcar, que se incrementou, no Séc. XVII, a sua produção, que hoje ocupa um lugar cimeiro na economia da Ilha da Madeira.
O vinho Madeira ganha reputação internacional séc. XVIII e 1º quartel do séc XIX; chegando a ser "o vinho mais caro e apreciado do mundo".
Quando em 1852 e 1872 as pragas de oidim e de filoxéra ameaçaram a produção vinícola, só com a importação de novas vides (enxertadas posteriormente com as castas nobres) é que foi possível evitarem o aniquilamento desta indústria.
As videiras encontram no solo e no clima ameno da Madeira uma situação bastante privilegiada, conferindo-lhes assim característica bastante próprias.
Embora na Madeira, existam mais de 30 castas diferentes as mais nobres são Malvasia, Verdelho, Boal e Sercial cultivadas no Sul da Ilha e no Porto Santo.


A Coral

A Coral mais conhecida como "a pequena da Madeira" é uma cerveja branca produzida na Ilha da Madeira a partir dos melhores maltês e fermentada e amadurecida a baixas temperaturas. As condições específicas e o controlo rigoroso na produção dão-lhe as suas características próprias, como uma cor dourada clara, um paladar limpo, suave e aromático, um corpo leve e um aroma agradável.
A sua qualidade leve, refrescante e agradável fazem da Coral uma bebida ideal para refrescar-se, matar a sede e consumir por prazer. Combina bem com uma variedade de pratos como o peixe e o marisco.
Uma boa cerveja que a todos satisfaz.




Nikita


Esta bebida vulgarizada na Vila de Câmara de Lobos é preparada na centrifugadora com vinho branco, gelado de baunilha, rodelas de ananás e açúcar. Junta-se uma cerveja branca no final.


PÉ de Cabra



É uma mistura de vinho seco com cerveja preta, açúcar, casquinha de limão e chocolate em pó.

Cidra


É uma bebida de fraca graduação alcoólica, fresca e de bom paladar que pode ser consumida no Verão.
É feita com sumo de Pêro "vime" esmagado em pisões de madeira. A sua fermentação dá-se em cascos de madeira.


Sangria Tropical


Servida bem fresquinha, leva vinho tinto, limonada, sumo de laranja, açúcar, frutas cortadas em miúdo (laranja, limão, maçã e folhas de hortelã).

Licores



Os licores tangerina, tim tam tum licor de aniz licor de Caroço de Nêspera, licor de cerveja, licor de Hortelã Pimenta, licor de Maracujá, licor de Pitanga, licor de Mel de Cana, licor de Ginja, licor de Banana,são licores típicos da ilha, que muitas das vezes são caseiros entre muitos outros, apreciados especialmente na época natalícia, acompanhados de Bolo de Mel e Broas.