Levadas

A História




Fazer uma Levada significa percorrer os trilhos ao longo das levadas. "Levada" deriva da palavra "levar". Podemos dizer que uma levada é um mini-canal que leva a água. A maoiria dos Madeirenses vive na costa, junto ao mar. Os nossos antepassados eram aventureiros e ansiavam por descobertas. Eram também agricultores, que, há muitos séculos atrás, viram que o solo vulcânico da ilha e o clima eram ideais à produção de cana de açúcar, banana e vinha. Contudo havia um problema: a maior parte da água da chuva caída nas montanhas a norte e não na vertente sul, mais quente, onde as primeiras canas e vinas foram plantadas. Decidiram então criar um sistema único (isto no séc.XVI) de canais de irrigação, feito pela mão do Homem, aos quais chamaram Levadas. Rasgaram as montanhas, escavaram túneis...e, talvez por instinto, calcularam uma pequena inclinação para que a água podesse chegar aonde era necessária. Parte da rede, que no total tem varios quilómetros (2500 kms), diz-se ter sido feita muito antes de existir qualquer tipo estradas para automóveis. Uma das mais antigas profissões da ilha é a de Levadeiro, o homem responsável por abrir e fechar as comportas e pela manutenção geral das Levadas. Actualmente os agricultures e produtores pagam a sua água não por volume, mas por hora, pagam a "pena". Felizmente para os amantes da natureza estas Levadas proporcionam espantosos e inesquecíveis passeios pela ilha da Madeira.



Os Percursos

Rabaçal / Risco / 25 Fontes   
      
Distância: 11 kms
Duração: 4 horas
Dificuldade: 2 (fácil)

Iniciada a descida pelo Paúl da Serra,passando pela cascata do Risco, chegamos à Levada das 25 Fontes. Mais à frente um pequeno lago ao fundo do vale e 25 espantosas quedas de água.




Ribeiro Frio / Lamaceiros / Portela

Distância: 12 Kms
Duração:4.30 horas
Dificuldade: 2 (fácil)

 Uma das levadas mais conhecidas da ilha. Ao longo do percurso maravilhamo-nos com a beleza da floresta. Chegando aos Lamaceiros dispomos de uma vista única sobre o Porta da Cruz.



Queimadas / Caldeirão Verde / Santana

 Distância: 16 Kms
Duração: 4.30 horas
Dificuldade: 3 (moderado)

 Caminhando ao longo do paraíso verde da Levada da Serra de S.Jorge, temos uma fantástica vista das vilas abaixo. Pelo caminho, quedas de água e túneis e, logo depois, chegamos ao Caldeirão Verde. De seguida descemos até Santana.



S. Jorge

Distância: 13 Kms
Duração: 4.30 horas
Dificuldade: 2 (fácil)

 Um passeio pelos vales de S.Jorge e pela floresta da Madeira com ervas e plantas medicinais. Um paraíso que dificilmente esquecemos.



Boca da Corrida / Encumeada
Distância: 14 Kms
Duração: 5.30 horas
Dificuldade: 4 (difícil)

 Um passeio pela Montanha com uma vista espectacular sobre o Curral das Freiras e o vale da Serra d'Água.


Deixo um pequeno video da beleza natural das famosas caminhadas nas levadas da Ilha da Madeira.